NOTÍCIAS > CORUMBÁ

22/06/2013 - 10h27 | CORUMBÁ

Uma das festas mais importantes do calendário de MS, Arraial do Banho de São João é inaugurada com show em Corumbá

Um dos eventos mais importantes do calendário turístico de Mato Grosso do Sul, o Arraial do Banho de São João de Corumbá começou na sexta-feira (21). A abertura foi comandada por Paulo Simões com o show “Violas Pantaneiras”.

Com o Rio Paraguai como pano de fundo, a tradição popular por influência portuguesa que mistura ameríndia - daí a presença do cururu nas cerimônias de içamento do mastro e das rezas nas casas -, sacro-profana - da ladainha cantada pausadamente ao ritmo carnavalesco - e o sincretismo religioso, que marcou o período de escravidão no Brasil.

O último dia de festa, dia 23, véspera do Dia de São João, que este ano cai num domingo, é o ponto alto da comemoração. Mais de 100 andores descem a Ladeira Cunha e Cruz para banhar a imagem do santo nas águas  do Rio Paraguai. A previsão da Prefeitura é que mais de 50 mil pessoas passem pelo Porto Geral nesse dia.

História
São João Batista era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. O Evangelho de São Mateus fala das pregações e dos batismos que João realizava às margens do Rio Jordão, entre os quais está o batismo do próprio Cristo. Considerado o último dos profetas e o primeiro apóstolo, São João Batista foi decapitado por capricho de Salomé, casada com Herodes. O santo é homenageado pelos católicos no dia 24 de junho.

Assim como se acredita que a água do Rio Jordão adquiriu poder curativo em contato com o corpo de São João Batista, o corumbaense tem a mesma crença em relação ao caudaloso Rio Paraguai. As crendices e superstições que dominam os festejos na mágica noite do dia 23 são arraigadas em Corumbá, onde São João também assume papel de casamenteiro.

Depois do banho sagrado, um dos momentos mais significativos é o içamento do mastro com o sapateado dos cururureiros, que entoam cânticos indígenas, aflorando todas as manifestações, mesclando alegrias e esperanças, à satisfação no cumprimento da "obrigação".


© 2024 MUNICÍPIOS MS - Todos os direitos reservados
Cadastre-se em nossa Newsletter
Telefone: (67) 3027-4580 / 9644-4847