Os prefeitos e secretários correm contra o tempo a fim de cumprir com o prazo que determina o fim dos lixões em seus municÃpios.
Â
O prazo para que eles possam se adequar a legislação e polÃtica ambiental do governo federal se encerra em 2014, devendo acabar com os âlixõesâ a partir da implantação dos aterros sanitários, devidamente licenciados pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Â
Para discutir o assunto, prefeitos e secretários de meio ambiente, desenvolvimento e educação participam nesta quarta-feira (5) de um ciclo de palestras sobre âGestão de ResÃduos Sólidos nas Cidadesâ, em Campo Grande.
Â
Promovido pelo TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) em parceria com a Assomasul (Associação dos MunicÃpios de Mato Grosso do Sul) e a Assembleia Legislativa, o ciclo de palestras terá inÃcio à s 9 horas será ministrado por autoridades e especialistas no assunto.
Â
Os presidentes do TCE/MS, CÃcero de Souza, e da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), além de representantes da Assembleia abrem o encontro.
Â
CÃcero de Souza destaca que mediante a parceria do Imasul com o Tribunal de Contas, os gestores serão orientados no planejamento e execução dos projetos, devendo aplicar bem os recursos públicos.
Â
O presidente da Assomasul diz ser de extrema importância a participação de todos os municÃpios, "considerando os impactos decorrentes da má gestão dos resÃduos sólidos, não só no meio ambiente, mas, ao mesmo tempo, na responsabilidade dos gestores".
Â
âAuditorias Ambientais pelos Tribunais de Contasâ é a palestra inicial do evento que tem inÃcio à s 9 horas, e será proferida pelo conselheiro Júlio Assis Corrêa Pinheiro, coordenador Geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM.
Â
Ele cursou a Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro (RJ), em Desenvolvimento Sustentável e Controle Ambiental, com especialização em Analista Internacional em Gestão Pública.
Â
Ãs 10 horas, Sérgio Augusto Lucke fala sobre âGestão integrada de resÃduos sólidosâ. Ele é pesquisador da UNICAMP/GPESE; diretor da SAUBER Technologies; trabalha e pesquisa no setor de energia a partir de resÃduos sólidos desde 1998, com parceiros da Alemanha e SuÃça, desenvolvendo pesquisas, projetos e obras de base internacional.
Â
Já a terceira e última palestra será realizada de 11 horas ao meio dia, abordando como tema âA importância do plano de gestão integrada de resÃduo sólido /PGIRS para o saneamento do municÃpioâ, com Dalton Melo.
Â
Ele é sócio diretor de uma empresa fundada em 2003, responsável pelo licenciamento ambiental e implantação de mais de 150 indústrias no Estado de Mato Grosso do Sul; Pós-graduado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (COPPE/CRIE/UFRJ); Finance Course pela Bem-Gurion University of the Negev/Israel; e MIT - Massachusetts Institute of Technology Framingham â Massachusetts Learning Organization Course.
Â
01 de Julho Programa de abastecimento de água no meio rural vai beneficiar 2,5 mil famÃlias em Mato Grosso do Sul
28 de Junho Para Vander, poderes e esferas precisam assumir suas responsabilidades por um Brasil melhor
28 de Junho Terceiro repasse de Junho do FPM é 18,3% menor em comparação ao mesmo perÃodo de 2012
28 de Junho Congresso acelera votação de projetos sobre mobilidade urbana
27 de Junho Aprovado pelo Congresso, projeto de lei do Ato Médico prejudica municÃpios
Ver mais notícias