NOTÍCIAS > CAMPO GRANDE

13/06/2013 - 10h20 | CAMPO GRANDE

Padroeiro de sete municípios em MS, Santo Antônio é dia de comemorações e festas pelo Estado

Em Campo Grande, o Arraial de Santo Antônio está na sua 11ª edição;



Neste dia 13 de junho sete cidade de Mato Grosso do Sul celebram o santo que, no Brasil, é considerado casamenteiro e que o reverenciam como padroeiro: Santo Antônio. Aparecida do Taboado, Batayporã, Campo Grande, Costa Rica, Jardim, Terenos e Três Lagoas adotaram o santo  para ser homenageado neste dia.


Em algumas destas cidades, várias atrações culturais e artísticas estão programadas para marcar a data, que em alguns casos, se estendem até o final de semana. Outras celebrarão em outro dia, final do mês ou até mesmo em julho.


Em Batayporã, as comemorações começaram no dia 7 e foram até o dia 9 de junho com a etapa social da 43ª Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua.


Festa religiosa

Na segunda-feira (10), terça-feira (11) e quarta-feira (12), sempre às 19h, aconteceram as celebrações do tríduo, que são três missas em honra ao santo. Nesta quinta-feira (13), feriado municipal, acontece a celebração da Missa do Padroeiro, às 8h, com a tradicional bênção dos pães, carreata pelas ruas da cidade e bênção dos carros.


Campo Grande também tem uma extensa programação em comemoração ao santo Padroeiro. A festa, que tem como objetivo levar diversão e solidariedade aos campo-grandenses, entra em sua 11ª edição, com a presença de mais de 80 organizações não governamentais com as barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras juninas. Este ano, o evento será realizado na Praça do Papa.


Solidariedade

Além de marcar as comemorações em homenagem ao padroeiro de Campo Grande, o Arraial de Santo Antonio é uma festa genuinamente solidária. Todos os anos, poder público e sociedade se unem para ajudar dezenas de entidades assistenciais a angariar recursos para os projetos que desenvolvem em diferentes áreas de atuação. A prefeitura cede a estrutura e a população contribui adquirindo produtos e guloseimas comercializados nos quatro dias de festa.


Programação

A partir da abertura oficial até a noite de domingo, a Praça do Papa receberá várias atrações musicais regionais e nacionais, concurso de quadrilhas e subida do pau de sebo. Na quinta-feira (13), o show ficará por conta de dupla sertaneja Cezar e Paulinho. Na sexta-feira (14), o público que for à Praça assistirá às apresentações de Guilherme e Falcão, Zezinho do Forro, Arthur Felipe, Max Henrique, Thiago e Graciano, Duda Marques e também Rodrigo e Thayane. No sábado (15), os irmãos Chrystian e Ralf fazem o show da noite. 


No domingo, a dupla sertaneja Mato Grosso e Mathias faz o show de encerramento do Arraial de Santo Antonio. Antecedendo os shows, todas as noites os participantes do concurso de quadrilhas se apresentam para público e jurados. Durante os quatro dias, os mais corajosos poderão se arriscar a chegar ao topo do pau de sebo. Haverá premiação ao vencedor. 


Além dos shows nacionais, a festa de Santo Antonio contará ainda com shows de músicos regionais ao longo dos quatro dias de arraial, com a apresentação da cantora Delinha e das duplas sertanejas Thiago e Donizete, Os Filhos de Campo Grande, Léo Andrade e Rafael e ainda de Tulio e Thiago.


As outras cidades do Estado que têm com padroeiro Santo Antônio não divulgaram a programação da data, ou em alguns casos, a festa será comemorada em outra data, ou mesmo não haverá comemoração referente ao dia do santo.


Sobre o Santo

Nascido em Lisboa por volta do ano de 1195, o santo sempre teve um ímpeto por evangelizar famílias com as verdades sobre o amor trazidas pelo evangelho e, não à toa, recebeu da igreja o título oficial de Padroeiro das Famílias. 


Mas um fato específico desencadeou a crença de que o santo era capaz de tornar realidade o sonho de se casar. Uma jovem muito pobre pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento devido a baixa condição financeira. Sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar. 


Esse fato fez com que percorresse pelo mundo inteiro a ideia de que Santo Antônio “arranjava” casamentos. Entretanto, o mais curioso é que as pessoas passaram a negociar com o religioso e quando não conseguem um companheiro ou companheira, o “castigam” de diversas formas, entre elas mergulhar o santo de cabeça para baixo dentro d’água para conseguir um marido.


*Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito a Municípios MS


© 2025 MUNICÍPIOS MS - Todos os direitos reservados
Cadastre-se em nossa Newsletter
Telefone: (67) 3027-4580 / 9644-4847