Na esteira das manifestações que sacodem o PaÃs, cuja maioria dos participantes, é de estudantes, o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), quer a ajuda dos acadêmicos para a implantação de um novo modelo de transporte coletivo no municÃpio. O preço da tarifa e a melhoria na qualidade no transporte urbano, estão entre as reivindicações dos manifestantes nas ruas, pelo PaÃs afora.
O prefeito de Dourados fez o pedido, durante reunião com dezenas de universitários, realizada nesta quarta-feira (19). Para Murilo, o novo sistema é fator determinante para melhorar a qualidade do serviço, tão criticado, segundo ele, pelos usuários dos ônibus.
Ficou acertado no encontro, que uma comissão será indicada pelos universitários e, nos próximos dias, o grupo terá a primeira reunião com o diretor-presidente da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito), Walter Hora. Para isso, todos os projetos já em andamento visando o novo modelo de transporte coletivo serão disponibilizados para que os acadêmicos possam fazer sugestões.
A prefeitura tem uma pesquisa, feita por uma empresa gaúcha especializada em transporte urbano, e já realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores, no dia 27 de maio. Também elabora estudos visando a implantação de dois terminais de transbordo e já tem aprovado em BrasÃlia um projeto de mobilidade urbana, orçado em R$ 50 milhões, para investimento em infraestrutura de transporte e acessibilidade.
LICITAÃÃO
Os estudantes também vão acompanhar, juntamente com representantes de outros segmentos da sociedade, o processo de concorrência pública a ser aberto pela prefeitura para contratar a empresa que terá a concessão do transporte coletivo urbano. A licitação será iniciada assim que o novo sistema for definido.
Durante a reunião, o prefeito sugeriu que os universitários ocupem uma cadeira no Conselho de Transporte Coletivo do municÃpio e se dispôs a encaminhar um projeto de lei à Câmara, se for necessário, para abrir a vaga aos estudantes.
Após a reclamação de alguns representantes dos universitários sobre as condições precárias dos ônibus urbanos e problemas nos horários e itinerários, Murilo disse que desde que assumiu a prefeitura tem cobrado melhorias, mas a empresa não demonstra interesse em fazer investimentos por não saber se continuará explorando o serviço.
De acordo com o prefeito, o serviço prestado pela atual concessionária é muito ruim. âSó uma nova concorrência pública poderá resolver essa questão e para isso precisamos definir qual modelo de transporte coletivo queremos, para apresentar nossas exigênciasâ, afirmou o mandatário.
Durante o encontro, os estudantes cobraram redução pela metade do prazo de prorrogação do contrato com a atual concessionária de transporte coletivo. Na terça-feira (18), os vereadores aprovaram a prorrogação por mais 12 meses. Murilo disse que não vê problema em reduzir o prazo, desde que o novo sistema esteja elaborado e a concorrência seja feita nesse perÃodo.
01 de Julho Programa de abastecimento de água no meio rural vai beneficiar 2,5 mil famÃlias em Mato Grosso do Sul
28 de Junho Para Vander, poderes e esferas precisam assumir suas responsabilidades por um Brasil melhor
28 de Junho Congresso acelera votação de projetos sobre mobilidade urbana
28 de Junho Terceiro repasse de Junho do FPM é 18,3% menor em comparação ao mesmo perÃodo de 2012
27 de Junho Aprovado pelo Congresso, projeto de lei do Ato Médico prejudica municÃpios
Ver mais notícias