NOTÍCIAS > CAMPO GRANDE

20/06/2013 - 10h32 | CAMPO GRANDE

Estudantes vão ajudar na implantação de novo modelo de transporte coletivo de Dourados

Na reunião do prefeito Murilo Zauith com acadêmicos, ficou acertado que a classe vai formular sugestões para melhorar o sistema

  

Na esteira das manifestações que sacodem o País, cuja maioria dos participantes, é de estudantes, o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), quer a ajuda dos acadêmicos para a implantação de um novo modelo de transporte coletivo no município. O preço da tarifa e a melhoria na qualidade no transporte urbano, estão entre as reivindicações dos manifestantes nas ruas, pelo País afora. 

O prefeito de Dourados fez o pedido, durante reunião com dezenas de universitários, realizada nesta quarta-feira (19). Para Murilo, o novo sistema é fator determinante para melhorar a qualidade do serviço, tão criticado, segundo ele, pelos usuários dos ônibus.

 Ficou acertado no encontro, que uma comissão será indicada pelos universitários e, nos próximos dias, o grupo terá a primeira reunião com o diretor-presidente da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito), Walter Hora. Para isso, todos os projetos já em andamento visando o novo modelo de transporte coletivo serão disponibilizados para que os acadêmicos possam fazer sugestões.

 A prefeitura tem uma pesquisa, feita por uma empresa gaúcha especializada em transporte urbano, e já realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores, no dia 27 de maio. Também elabora estudos visando a implantação de dois terminais de transbordo e já tem aprovado em Brasília um projeto de mobilidade urbana, orçado em R$ 50 milhões, para investimento em infraestrutura de transporte e acessibilidade.

 LICITAÇÃO

Os estudantes também vão acompanhar, juntamente com representantes de outros segmentos da sociedade, o processo de concorrência pública a ser aberto pela prefeitura para contratar a empresa que terá a concessão do transporte coletivo urbano. A licitação será iniciada assim que o novo sistema for definido.

 

Durante a reunião, o prefeito sugeriu que os universitários ocupem uma cadeira no Conselho de Transporte Coletivo do município e se dispôs a encaminhar um projeto de lei à Câmara, se for necessário, para abrir a vaga aos estudantes.

 Após a reclamação de alguns representantes dos universitários sobre as condições precárias dos ônibus urbanos e problemas nos horários e itinerários, Murilo disse que desde que assumiu a prefeitura tem cobrado melhorias, mas a empresa não demonstra interesse em fazer investimentos por não saber se continuará explorando o serviço.

 De acordo com o prefeito, o serviço prestado pela atual concessionária é muito ruim. ”Só uma nova concorrência pública poderá resolver essa questão e para isso precisamos definir qual modelo de transporte coletivo queremos, para apresentar nossas exigências”, afirmou o mandatário.

 Durante o encontro, os estudantes cobraram redução pela metade do prazo de prorrogação do contrato com a atual concessionária de transporte coletivo. Na terça-feira (18), os vereadores aprovaram a prorrogação por mais 12 meses. Murilo disse que não vê problema em reduzir o prazo, desde que o novo sistema esteja elaborado e a concorrência seja feita nesse período.

 

 


© 2025 MUNICÍPIOS MS - Todos os direitos reservados
Cadastre-se em nossa Newsletter
Telefone: (67) 3027-4580 / 9644-4847