Estados e municÃpios incomodados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou parte do regime de pagamento de precatórios em vigor desde 2009 vão apresentar propostas para a Corte adaptar o entendimento. Precatórios são tÃtulos de dÃvida pública reconhecidos por decisão judicial, e  somavam mais de R$ 90 bilhões no ano passado.
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, reuniram-se hoje (14) com o ministro Luiz Fux para tratar do assunto. Eles defendem uma proposta que ajuste a decisão do STF à realidade dos estados e municÃpios de acordo com a dÃvida acumulada.
Segundo o advogado-geral da União, LuÃs Inácio Adams, unidades da Federação com grandes dÃvidas de precatórios vão discutir várias soluções possÃveis e apresentá-las ao ministro no menor prazo possÃvel. As teses também serão debatidas com a Ordem dos Advogados do Brasil, autora da ação que levou o STF a revisar o regime então em vigor.
âDevemos preparar algumas propostas de medidas a partir do que o STF entendeu como inconstitucional e a solução que pode ser adotada para compatibilizar [a decisão], considerando as realidades especÃficas. Há estados que não precisam [de adequação] porque já estão em dia, outros nãoâ, observou Adams.
Segundo Alckmin, é preciso suspender as decisões judiciais que vêm determinando o sequestro de verbas para saldar as dÃvidas. âIsso tira a governabilidade e a disposição de pagarâ, analisou. Já o prefeito Haddad disse que é impossÃvel saldar a dÃvida do municÃpio - que representa 20% do total do paÃs - se a decisão do STF não for adaptada. "Está fora de questão não ter modulação", afirmou.
Â
Mesmo com o alto quorum para a adequação de efeitos no Supremo â no mÃnimo oito votos, com uma Corte atualmente com dez ministros -, Adams acredita que é possÃvel emplacar propostas no plenário.  âFux disse que existe grande sensibilidade no STF ao tema, então ele acha que uma proposta bem proporcionada, bem equilibrada, tenderá a ter boa aceitaçãoâ. Adams não descarta, no entanto, que impasse possa ser resolvido futuramente com novas articulações no Congresso Nacional.
Agência Brasil
01 de Julho Programa de abastecimento de água no meio rural vai beneficiar 2,5 mil famÃlias em Mato Grosso do Sul
28 de Junho Para Vander, poderes e esferas precisam assumir suas responsabilidades por um Brasil melhor
28 de Junho Congresso acelera votação de projetos sobre mobilidade urbana
28 de Junho Terceiro repasse de Junho do FPM é 18,3% menor em comparação ao mesmo perÃodo de 2012
27 de Junho Aprovado pelo Congresso, projeto de lei do Ato Médico prejudica municÃpios
Ver mais notícias