O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Associação dos MunicÃpios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), realizou ontem (3) uma capacitação para os gestores municipais e entidades da sociedade civil com o objetivo de oferecer condições para que os municÃpios realizem as conferências municipais de meio ambiente.
O evento aconteceu no auditório do Imasul. A Assomasul esteve representada no ato pelo técnico Ari Sandim (na foto, o segundo da esquerda para a direita).
As conferências municipais de Meio Ambiente são preparatórias para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema), que será realizada pelo governo do Estado, por meio da Semac/Imasul, conforme a resolução Semac 06 29-05-2013, e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e apoio da Assomasul, nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento do Imasul, Roberto Ricardo Gonçalves, o tema da conferência é oportuno devido à legislação vigente que determina a extinção dos lixões até 2014.
âO tema da conferência nacional este ano é resÃduos sólidos. à um tema importante e oportuno em virtude da polÃtica nacional de resÃduos sólidos que estabelece prazos (2014) para encerrar os lixões e locais de depósito de lixo. Realizamos esta capacitação para os gestores municipais, pois percebemos que alguns setores da sociedade ainda estavam carentes de preparo e capacitação para realização das conferências municipais. Queremos oferecer apoio e melhores condições para que os municÃpios participem de forma efetiva e deem sua contribuição para o crescimento e o fortalecimento da gestão dos resÃduos sólidosâ, afirmou Roberto Gonçalves.
Para Mario Augusto Vissoto, secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Ribas do Rio Pardo, a conferência é de extrema importância para o municÃpio.
âà de suma importância participarmos desta capacitação para adquirirmos mais informações quanto à s questões ambientais. Podemos, assim, aprimorar nossos conhecimentos para nos prepararmos para a nova linhagem ambiental com gerenciamento de resÃduos sólidos que será adotada a partir de 2014. Ribas do Rio Pardo participa da capacitação com uma engenheira ambiental, um geógrafo e o secretárioâ, declarou Mario Augusto.
Conferência de Meio Ambiente
Este ano, o tema da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente é: âVamos cuidar do Brasil - ResÃduos Sólidosâ.
O processo da conferência começa pelas etapas locais, em um municÃpio sozinho como conferência municipal ou em um grupo de municÃpios como conferência regional. Nestas primeiras etapas serão eleitos delegados que participarão da conferência estadual.
Cada Estado vai tratar das soluções que deverá adotar e também eleger os delegados para a etapa nacional. Os governos realizam conferências para promover a participação da população nas polÃticas públicas.
01 de Julho Programa de abastecimento de água no meio rural vai beneficiar 2,5 mil famÃlias em Mato Grosso do Sul
28 de Junho Para Vander, poderes e esferas precisam assumir suas responsabilidades por um Brasil melhor
28 de Junho Congresso acelera votação de projetos sobre mobilidade urbana
28 de Junho Terceiro repasse de Junho do FPM é 18,3% menor em comparação ao mesmo perÃodo de 2012
27 de Junho Aprovado pelo Congresso, projeto de lei do Ato Médico prejudica municÃpios
Ver mais notícias