Localização
O municÃpio de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Cassilândia). Localiza-se na latitude de 19º06â46â Sul e longitude de 51°44â02â Oeste. Distâncias:
434 km da capital estadual (Campo Grande)
908 km da capital federal (BrasÃlia)
Dados
População 2012 - 21.099 Ãrea da unidade territorial (Km²) - 3.649,724 Densidade demográfica (hab/Km²) - 5,74 GentÃlico â cassilandense
Seu Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,78 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Padroeiro: São José
Os cronistas da época assinalam que, por volta de 1930, nas terras que hoje compõem o MunicÃpio de Cassilândia, já se encontravam instalados diversos fazendeiros, entre os quais Antônio Paulino, Izaias Teixeira Borges e Evangelista Cândido de Oliveira, arrojados pioneiros e que se referiam à quelas paragens como Sertão dos Garcias.
Â
Em 1931, procedente de PatrocÃnio, Minas Gerais, chegava Joaquim BalduÃno de Souza se estabelecendo em terras devolutas, junto à s propriedades já existentes. Em 1943, Joaquim BalduÃno, mais conhecido pela alcunha de Cassinha, considerando a distância e as dificuldades para atingir os centros comerciais, idealizou a formação de um povoado que servisse de apoio para os fazendeiros que dia a dia se deslocavam para a região; procedendo a doação de um terreno a São José, onde seriam construÃdas uma praça e a igreja. A seguir procedeu a demarcação do terreno da praça e abertura da primeira rua que recebeu o seu nome.
Â
A 15 de dezembro de 1944, procedente de Bonifácio, São Paulo, chegava o libanês Amim José, em companhia de sua famÃlia, construindo a primeira casa em terras ainda pertencentes à Fazenda Salto, de propriedade de Cassinha. No mesmo ano, surgiu um botequim e uma pensão, dando-se assim inÃcio a formação do povoado. Com a chegada de novos moradores, Cassinha, percebendo o futuro da povoação, resolveu doar parte de sua fazenda para permitir a expansão do Patrimônio, que teve a denominação de São José. Posteriormente, em homenagem a Cassinha, tomou a denominação de Cassilândia.
Â
Em março de 1946, foi instalada a primeira escola, tendo sido nomeada professora a Sra. Aidê Amin.
Â
Cassilândia se desenvolvia a largos passos, quando Cassinha, que a par de suas atividades agropecuárias, explorava um serviço de balsas para a travessia do Rio Aporé, foi barbaramente assassinado por desconhecidos. Coube então a Sebastião Leal, amigo e colaborador de Cassinha, dar continuidade à sua obra.
Â
Em 1948, foi criado o Distrito de Cassilândia sendo eleito Juiz de Paz o cidadão Eduardo Pereira da Silva. O Cartório do Registro Civil, instalado em 1949, teve como primeiro titular Hermelinda Barbosa Leal.
Â
Em 1971, o gaúcho Júlio Martins, agricultor tradicional, sobrevoando a região dos chapadões do municÃpio, e tendo notado a excelente qualidade e o alto teor de fertilidade das terras, aterrissou na atual rodovia MS 306, a fim de proceder um exame mais minucioso da região. A seguir, adquiriu diversas glebas e trouxe inúmeras famÃlias do Rio Grande do Sul, passando a explorar, dentro de padrões técnicos elevados, a sojicultura, na área. O Chapadão dos Gaúchos, como passou a ser conhecida a região, produz uma média de 100.000 toneladas de soja por ano e se constitui num dos grandes celeiros do Estado de Mato Grosso do Sul.
Â
O Topônimo do municÃpio é uma homenagem a Joaquim BalduÃno de Souza, conhecido pela alcunha de Cassinha, um dos fundadores da Cidade de Cassilândia e doador da área que constituiu o rocio da cidade.
Â
Formação Administrativa
Â
Distrito criado com denominação de Cassilândia (ex-povoado), por Lei Estadual nº 154, de 12-10-1948, no MunicÃpio de ParanaÃba.
Â
No quadro fixado para vigorar no perÃodo de 1949/1953, o distrito figura no MunicÃpio de ParanaÃba.
Â
Elevado à categoria de municÃpio com a denominação de Cassilândia, por Lei Estadual nº 368, de 30-06-1954. Desmembrado de ParanaÃba. Sede no antigo Distrito de Cassilândia (ex-povoado). ConstituÃdo do Distrito Sede. Instalado em 03-08-1954.
Â
Por Lei Estadual nº 1204, de 27-12-1958, o Distrito de Baús, com seu território do MunicÃpio de ParanaÃba passou a pertencer ao MunicÃpio de Cassilândia. Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o municÃpio é constituÃdo de 2 Distritos: Cassilândia e Baús. Por Lei Estadual nº 2065, de 14-12-1963, é criado o Distrito de Indaiá do Sul incorporado ao MunicÃpio de Cassilândia. Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o municÃpio é constituÃdo de 3 Distritos: Cassilândia, Baús e Indaiá do Sul. Por Lei Estadual nº 76, de 12-05-1980, desmembra do MunicÃpio de Cassilândia o Distrito de Baús para formar o novo MunicÃpio de Costa Rica.
Â
Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o municÃpio é constituÃdo de 2 Distritos: Cassilândia e Indaiá do Sul.
Â
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.
Topônimo
O Topônimo do municÃpio é uma homenagem a Joaquim BalduÃno de Souza, conhecido pela alcunha de Cassinha, um dos fundadores da Cidade de Cassilândia e doador da área que constituiu o rocio da cidade.
Centro de zona B
Cassilândia, com 21 mil habitantes e 3 relacionamentos diretos, é um Centro de Zona B. NÃvel formado por cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Cassilândia é uma das 364 cidades no Brasil com a classificação Centro de Zona B. A cidade exerce influência sobre as cidades de Aporé-GO, Itajá-GO, Lagoa Santa-GO (Centros Locais).
Marcia Leonel Azambuja - DEM
Fião - DEM
Chiquinho da Saúde - DEM
Florisvaldo da Farmacia - PR
Marcos Leite - PR
Valdecy - PMDB
Arthur Barbosa - PP
José Martiniano de Moura - PRP
Claudete Dosso - PSDB
Mineiro - PTC
Samuel Béu - PP
Prefeito
- Carlos Augusto da Silva (DEM)Â
Vice - Marcelino Pelarin (PR)
Endereço: Rua Domingos de Souza França, 720, Centro Cep: 79540000 Telefone: (67) 3596 â 1301 / Fax: (67) 3596 - 1301Â
Data de Emancipação: 03/06/1954
Festa do Peão
No ano de 2006, a diretoria do Sindicato Rural de Cassilândia - MS homenageou aqueles que marcaram a história da Festa do Peão (festa tradicional na região do bolsão sul-mato-grossense e eleita a 5ª melhor festa do Peão do Brasil), desse modo foi construÃdo uma estátua em homenagem a Cassius Clay Ferreira, o peão mais importante do municÃpio, representando todos os peões de rodeio, foi colocada na entrada da cidade em frente do recinto onde é realizada a Festa do Peão de Cassilândia.
Datas Comemorativas
19/03 - SÃO JOSÃ
03/08 â Aniversário
Sites úteis
http://www.cassilandia.ms.gov.br/ http://www.cassilandianoticias.com.br/ http://www.cassilandia.net/ http://www.cassilandiajornal.com.br/