ANAURIL?NDIA

DADOS

Localização

O município de Anaurilândia está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Nova Andradina) e na divisa com Paraná/São Paulo. Possui latitude de 22º11??15? e longitude de 52°43??04?. 

372 km da capital estadual (Campo Grande)

DadosPopulação 2012 - 8.575Área da unidade territorial (Km²) - 3.395,437Densidade demográfica (hab/Km²) - 2,50Gentílico ?? anaurilandense

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro é de 0,72, segundo o IBGE (2000).

Padroeiro: São João Batista

LOCALIZAÇÃO


HISTÓRICO

No dia 19 de janeiro de 1940, Ciriaco Gonsalvez adquiriu 5870 ha. De terra na região denominada ?Água Clara?, que a partir de 1948 veio a se loteado com o intuito de se estabelecer um povoado. Foram, inicialmente, vendidos 56 lotes e construídas as principais moradias, dando-se, assim, a formação do povoado de Água Amarela, hoje, Anaurilândia.

O fundador da cidade de Anaurilândia é o senhor Ciriaco Gonzáles. Ele veio para esta região em 1916 na companhia do Major Cecílio Manoel da Costa Lima, ambos se radicaram às margens do Riacho Quiteroizinho.

O fundador "Ciriaco Gonzáles", foi casado com Dona Anaurelíssia Gonzáles. O nome da cidade Anaurilândia" é uma homenagem a ela.

Antes de se chamar Anaurilândia, o nome de nossa cidade era Vila Água Amarela..

O senhor Deocleciano Paes, irmão de dona Anaurelíssia, influenciou seu cunho Ciriaco Gonzáles a lotear parte da fazenda Água Amarela, onde foi edificado um povoado, dando origem a Vila Água Amarela.

Em 1951 Ciriaco fez a primeira igreja. Ao lado construiu a primeira escola. Os professores eram: Paulo Ney e Lurdes, filha de Deocleciano Paes. Pioneiros: Ciriaco Gonzales, Deocleciano Paes, Joventino de Alemão, José Martins dos Santos, Eduardo Fernando dos Santos, Cristiano Severino da Silva, José Lemes de Godoy, Antônio Francisco Faria, Manoel Alves, Izidoro Pereira de Souza, José Pardini, Clementino Antônio Quilin, Luciano da Costa Lima (Região do Quebracho), Antônio Faria, Libório Penha, Quinca Nogueira, Thomas Deluqui, José Damázio de Almeida, Albino Rodrigues Carvalho, Targina Sabino da Silva, Leonardo Francisco Faria e outros.

A principal fonte de economia da região onde hoje consiste o município de Anaurilândia era a exploração da erva-mate, planta nativa da região. O principal ervateiro foi o senhor Eduardo Fernando dos Santos, representante da Companhia Mate Laranjeira.

O senhor José Martins foi quem trouxe o café para Anaurilândia. Até então as pessoas tomavam o mate (chimarrão), mate doce ou chá mate.

O primeiro porto de navegação da região foi o porto Sete de Setembro, descoberto por uma caravana de 900 soldados agregados por Ciriaco Gonzáles e Cristiano Severino da Silva. Os Soldados foram comandados por José Lito.

O senhor Edufo Quinhone, foi o pioneiro no setor do comércio, trazia mercadorias de São Paulo através do porto São José para comercializar na região. Vendia: calçados, peças de tecidos, ferramentas, munição e remédios.

Um mutirão foi organizado na antiga Vila Água Amarela para construir "Escola Reunidas", anos depois (1958), com a morte de Deocleciano Paes (Duque) e a senhora Maria José Ferreira, a escola passou a se chamar "Escola Reunida Maria José". O senhor Luciano da Costa Lima é pioneiro, desbravador e considerado o fundador do Distrito Quebracho

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Anaurilândia (ex-povoado), pela lei estadual nº 672, de 11-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Ivinheima, subordinado ao município de Bataguaçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Anaurilândia figura no município Bataguaçu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Anaurilândia, pela lei estadual 1946, de 11-11-1963, desmembrado do município de Bataguassu.

Sede no antigo distrito de Anaurilândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-04-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

ECONOMIA

Agropecuária 47.265 Bovinos - efetivo dos rebanhos 291.522 cabeças de gado PIB: Indústria 9.905 Serviços 49.808

PODER LEGISLATIVO

Celsinho (PR)

Mara (PSD)

Jorjão (PMDB)

Fininho (PT do B)

Ari (PSD)

Deda Magrão (PMDB)

Wilson da Silva (PMDB)

Edom Gonzales (PDT)

Amauri  (PT)

PODER EXECUTIVO

Prefeito: Vagner Alves Guirado (PSD) 

Vice-Prefeito: Antonio Carlos da Silva (PSD)

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1000, Centro Cep: 79770000 Telefone: (67) 3445 - 1110 / Fax: (67) 3445 - 1345 

Data de Emancipação: 11/11/1963

TURISMO

A Costa Leste é formada pelos municípios sul-mato-grossenses banhados pela Bacia do Rio Paraná, como Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

 

Segundo informações da Fundação de Turismo de MS, na região é possível encontrar grandes lagos formadas pelo Complexo Hidrelétrico de Urubupungá: Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira, Engenheiro Souza Dias (Jupá) e Sérgio Mota (Porto Primavera).

Ranchos, residências de veraneios, pousadas, atrativos, bares e restaurantes estão localizados nas margens dos rios da região da Costa Leste e são opções de ocupação para turistas.

 

"Tanto o rio Paraná quanto seus afluentes - rio Sucuriú, rio Verde, rio Pardo e rio Tietê - possuem uma exótica combinação de prais de areias brancas naturais com mata ciliar nativa", descreve trecho da publicação.

O Balneário Municipal é a opção para turistas se banharem em Anaurilândia.

Desenvolvimento industrial, turismo de negócios e eventos são os destaques da região da Costa Leste, principalmente em Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Bataguassu com a criação de parques industriais.

Com informações da Fundação de Turismo de MS

Datas Comemorativas

11/11 - Aniversário - Festa do Peão 24/06 - S?O JO?O BATISTA

CALENDÁRIO

Eventos no mês de OUTUBRO
Sem eventos para o mês

TELEFONES ÚTEIS

Prefeitura:  (67) 3445 - 1110

Sites úteis

http://www.anaurilandia.ms.gov.br/ http://www.anaurilandiahoje.com.br/

FOTOS

VÍDEO


© 2021 MUNICÍPIOS MS - Todos os direitos reservados
Cadastre-se em nossa Newsletter
Telefone: (67) 3027-4580 / 9644-4847