Localização
O municÃpio de Anastácio está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, nos Pantanais Sul-Mato-Grossenses (Microrregião de Aquidauana). Possui latitude de 20º29â01â e longitude de 55°48â25â. Distâncias:
136 km da capital estadual (Campo Grande);
1 162 km da capital federal (BrasÃlia);
Dados
População 2012 - 24.041 Ãrea da unidade territorial (Km²) - 2.949,129 Densidade demográfica (hab/Km²) - 8,08 GentÃlico â anastaciano
O Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro é de 0,725, segundo o IBGE (2000).
Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes
A história da Anastácio está intimamente ligada à de Aquidauana, datando sua origem de 15 de agosto de 1982, quando oficialmente se fundou a cidade co-irmã.
O primeiro núcleo de desenvolvimento da atual cidade de Aquidauana se fez à margem esquerda do rio do mesmo nome, em terras da Fazenda Santa Maria, adquiridas pelos fundadores da â³Princesa do Sulâ³. O fato foi provocado pela necessidade de se encontrar um local adequado para carga e descarga de mercadorias que provinham da cidade de Miranda pelo único meio de transporte então existentes: a navegação fluvial e as barrancas do rio em sua margem direita não eram propÃcias para a atração de lanchas.
Em consequencia, ao longo da rua Porto Geral, na margem esquerda, surgiram as primeiras casas comerciais e a primeira escola. Com o decorrer do tempo, Aquidauana, na margem esquerda, tornou-se importante centro de abastecimento da região sul do Estado.
O desenvolvimento da margem esquerda, somente conheceu declÃnio quando os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, cortaram o municÃpio em sua margem direita e a estação ferroviária passa a concentrar à s suas voltas um aglomerado urbano que cresce e se desenvolve rapidamente.
A ferrovia desbancou a navegação fluvial que era o fator do crescimento da margem esquerda.
Com o passar dos tempos, surgiu séria rivalidade entre Aquidauana e Anastácio, bairro da Sede e denominado ainda margem esquerda, julgando-se os moradores deste, prejudicados pela Administração Municipal. Partin do daà organizou-se o Movimento de Independência da Margem Esquerda â MIME â sem finalidade polÃtica e que visava unicamente sua emancipação.
Nesse trabalho, muito se destacaram os senhores Almiro Flores Nogueira e David Medeiros Sobrinho.
O distrito de Paz da Margem Esquerda foi criado pela Lei nº 1.164, de 20-11-1958 e, a partir daÃ, mais se acirrou a luta pela criação do MunicÃpio.
Um acidente mais sério (polÃtica comercial da carne), fez com que o Movimento de Independência coordenasse a circulação de um abaixo-assinado que logo consegue 1.230 assinaturas, solicitação à Assembléia Legislativa a emancipação da Margem Esquerda.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Anastácio (ex-povoado de margem esquerda), pela lei municipal nº 1164, de 20-11-1958, subordinado ao municÃpio de Aquidauana.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Anastácio, figura no municÃpio de Aquidauana.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.
Elevado à categoria de municÃpio com a denominação de Anastácio, pela lei estadual nº 2143, de 18-03-1964, desmembrado de Aquidauana.
Sede no atual distrito de Anastácio.
ConstituÃdo de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras (ex-Jango), ambos desmembrados do municÃpio de Aquidauana. Instalado em 01-01-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o municÃpio é constituÃdo de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.
Pela Lei Estadual nº 3.607, de 09-11-1976, é criado o distrito de Dois Irmãos e anexado ao municÃpio de Anastácio.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o municÃpio é constituÃdo de 3 distritos: Anastácio, Dois Irmãos e Palmeiras.
Pela Lei Estadual nº 775, de 13-11-1987, desmembra do municÃpio de Anastácio os distritos de Dois Irmãos e Palmeiras, para constituir o novo municÃpio de Dois Irmãos.
Em divisão territorial datada de 1991, o municÃpio é constituÃdo do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
O municÃpio de Anastácio possui um enorme potencial turÃstico cuja estruturação, como atividade econômica, está sendo criteriosamente planejada. Várias Unidades de Conservação foram implantadas no municÃpio, aproveitando sua forte tendência ao turismo cientÃfico-cultural, ao ecoturismo e ao turismo de aventura.
Sua proximidade aos principais centros urbanos regionais a coloca como destino de amantes da natureza e de caçadores de emoções.
Anastácio contempla todas as demandas com a desenvoltura de um dos melhores lugares de Mato Grosso do Sul, com natureza exuberante e fortes apelos culturais, como a Retirada da Laguna, da qual a região foi palco.
Manoel Luiz (PSDB)
Maria Vital (PMDB)
Fabiano Corrêa (PSDB)
José Ãdson Barbosa (PMN)
China (PMDB) - 479 votos
Marcelo Meirelles (PPS) - 463 votos
Igor Cambucá (PSB)
Robson Pertile (PSB)
Joãozinho Bem-Te-Vi (PSDB)
Saru (PDT)
Murilo Valério (PT)
Prefeito:
Douglas Melo Figueiredo (PSDB)Â
Vice-Prefeito: Laércio Valério da Silva (PDT)
Data de Emancipação: 08/05/1964
O municÃpio de Anastácio possui um potencial turÃstico cuja estruturação, como atividade econômica, está sendo planejada. Várias áreas de Conservação foram implantadas, aproveitando sua forte tendência ao turismo cientÃfico-cultural, ao ecoturismo e ao turismo de aventura. Anastácio contempla de natureza exuberante e fortes apelos culturais, como a Retirada da Laguna, da qual a região foi palco.
Principais Pontos TurÃsticos:Â
- Morro do Chapéu
- Morro Azul
- Rio Aquidauana
- Pesqueiro 110
- Chácara Recanto dos Ipês
- Sitio Ana Paula
- Cachoeira São Manuel
- SÃtio Primavera (Casa da Farinha)
- Pousada da Praia
- Casario (Casa Cândia, Casarão da FamÃlia Anastácio)
- Unidade Conservação Monumento Natural da Morraria de Anastácio
- Ponte Velha (ligando Anastácio a Aquidauana)
- SÃtios Arqueológicos
- Prainha de Anastácio
- Museu Aberto Retirada da Laguna.Â
Â
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANASTÃCIO
E-mail: prefeito@anastacio.ms.gov.br
Telefones: (67) 3245-3540
Sites: http://www.anastacio.ms.gov.br/
CARTÃRIOS: CIVIL, IMÃVEIS, TÃTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÃCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: cart.med@terra.com.br
Telefones: (67) 3245-2626
Sites úteis
http://www.anastacio.ms.gov.br/ http://www.opantaneiro.com.br/noticias/anastacio